Presidente do Procon-LD dá dicas para consumidores na Black Friday

Saiba como não cair em falsas promoções e a identificar os melhores descontos

A Black Friday está chegando e muitos consumidores estão com dúvidas sobre como identificar os produtos com maiores descontos e como evitar cair em promoções enganosas, a chamada "Black Fraude". 

Para elucidar essas questões, a equipe de Jornalismo da Rádio Paiquerê FM 98.9 entrou em contato com o presidente do Procon-LD (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina), Thiago Mota, que deu uma série de dicas aos consumidores. 

1º - O consumidor deve fazer uma lista do que ele deseja realmente, para que assim ele vá monitorando o preço ao longo do período pré-Black Friday.

2º - O consumidor deve fazer uma pesquisa sobre as lojas que estão participando da Black Friday para poder identificar quais são as confiáveis. Para isso, existem os sites oficiais da Black Friday, que são blackfriday.com.br e o premio.blackfridaydeverdade.com.br

3º - O consumidor deve fazer um comparativo de preços dos mesmos produtos em lojas diferentes. Através da internet, é possível realizar essa pesquisa em sites como o zoom.com.br e o buscape.com.br. Eles fazem o monitoramento e o comparativo entre diversas lojas e assim é possível identificar se um produto está realmente barato.

Thiago Mota ainda chamou a atenção dos consumidores para evitar cair em golpes. "Para se resguardar de golpes, o Procon-LD orienta o consumidor para que sempre pague no cartão de crédito, caso seja possível. Dessa forma, ele tem uma segurança um pouco maior. Se algum site só aceita pagamento em boleto, você já deve ficar desconfiado, porque é uma forma muito comum de golpe você pagar o boleto, o site desaparecer e você ficar sem o seu produto e sem o dinheiro. Mas, se você faz a compra pelo cartão de crédito e desconfia de um golpe, é possível entrar em contato com o banco e cancelar a compra", afirmou.