Mês de prevenção ao câncer de mama e a Paiquerê FM 98.9 estará ativamente envolvida na campanha

A conscientização é fundamental porque os especialistas em saúde feminina são unânimes em afirmar que a probabilidade de cura aumenta muito quando o diagnóstico é feito precocemente e o tratamento começa logo no início da doença

Começa o Outubro Rosa, um mês especial para lembrar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, de ovário e do colo de útero e do diagnóstico e tratamento precoces. A Rádio Paiquerê FM 98.9, ao longo de todo o mês, dará cobertura especial à campanha, ficando ao lado das mulheres nesta luta contra a doença. 

A conscientização é fundamental porque os especialistas em saúde feminina são unânimes em afirmar que a probabilidade de cura aumenta muito quando o diagnóstico é feito precocemente e o tratamento começa logo no início da doença. Uma das empresas que se envolveu ativamente nesta na campanha foi a Pharmadelle, Farmácia de Manipulação de Londrina, que pretende coletar lenços e echarpes para doar às mulheres que fazem tratamento oncológico no Hospital do Câncer de Londrina, conforme explicou a farmacêutica Daianny Festti Sussai, proprietária da Pharmadelle.

0

“Buscamos também doação de lenços pois sabemos o quanto isso é importante para as mulheres e para autoestima. O cliente pode nos trazer e a gente vai fazer essa doação para Instituto do Câncer. Eu também participo de um projeto que chama ‘Amigas do Peito’ onde a gente faz algumas ações no Hospital do Câncer. Acredito que é muito importante a gente doar um pouquinho do nosso tempo e da nossa profissão e poder ir lá e ajudar. Na verdade, a gente acha que tá ajudando mas quem ganha somos nós”, afirmou.

Daianny contou que se envolveu fortemente no auxílio aos pacientes com câncer há quatro anos, quando sua mãe começou a tratar a doença. “Em 2016 minha mãe teve câncer eu vi uma oportunidade para que a gente pudesse se humanizar também com essa causa. Por isso sempre estamos envolvidos em várias ações durante o Outubro Rosa”, complementou.

Quem quiser fazer doações de lenços e echarpes pode ir pessoalmente à Pharmadelle, cujos endereços são Avenida Bandeirantes, 1061, e Avenida Ayrton Senna, 1055, ou pode solicitar a coleta das doações por meio do telefone 3347-7070. Em Londrina, mesmo com as regras de distanciamento social em razão da pandemia de Covid-19, as unidades básicas de saúde vão intensificar as agendas de coletas de preventivos, avaliação das mamas e solicitações de exames como ultrassons e mamografias. Os atendimentos serão realizados em horários mais espaçados do que o normal, para evitar aglomerações.

Para dar visibilidade à campanha, este ano, durante todo o mês de outubro, o viaduto do cruzamento das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste receberá iluminação cênica na cor rosa. Já a Catedral Metropolitana, a exemplo do que tem feito ao longo dos anos, vai realizar uma missa especial para as mulheres no dia 28, ao meio-dia. Com o isolamento social, a capacidade foi reduzida por enquanto a 214 pessoas e por isso a Rádio Paiquerê convida todos a acompanharem a missa on-line pela página da emissora no Facebook.

0