Belinati sanciona título de Utilidade Pública para a Instituição Pernas Preciosas em Londrina

Com o título de Utilidade Pública, a entidade poderá consolidar convênios municipais, estaduais e federais e dar continuidade ao aprimoramento e ampliação dos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos

O prefeito Marcelo Belinati (PP) sancionou, nesta sexta-feira (24), a Lei nº 3261 que torna o Instituto Pernas Preciosas – Instituto P2 uma instituição de Utilidade Pública. O Projeto de Lei n.º 110/2021, que resultou no reconhecimento da instituição como de utilidade pública, foi do vereador Fernando Madureira. Ele foi aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal de Londrina. O Instituto Pernas Preciosas é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo oportunizar às pessoas com deficiência a prática esportiva, cultural e educacional, por meio da reabilitação física, da inclusão social e de atividades que ajudam a melhorar a autoestima.

Para isso, a entidade faz o treinamento de atletas com deficiência, executando exercícios de força física e habilidades, e conta com o trabalho voluntário de professores de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas e de um contador. Atualmente, oito modalidades são trabalhadas no instituto: halterofilismo, basquete com cadeira de rodas, paranatação, vôlei sentado, parajiu-jitsu, futsal down, cross adaptado e corrida de rua. O local atende mais de 100 pessoas e outras 100 estão na fila de espera, aguardando serem atendidas.

Com o título de Utilidade Pública, a entidade poderá consolidar convênios municipais, estaduais e federais e dar continuidade ao aprimoramento e ampliação dos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos. A instituição surgiu em 2018, quando Angelita Bonifácio foi convidada para atuar como voluntária em uma corrida de rua, auxiliando um cadeirante durante o percurso no entorno do Aterro do Lago Igapó, em Londrina. O setor administrativo do instituto fica na rua Piauí, 1.269, sala 7, no centro, e o treinamento dos atletas acontece em diferentes locais.