Ex-LEC, zagueiro fala de experiência no futebol do Vietnã neste momento de pandemia

Luizão foi o autor do gol do acesso do LEC à Série B em 2015

Em entrevista exclusiva à Rádio Paiquerê FM 98.9, o zagueiro Luizão, autor do gol que deu ao Londrina Esporte Clube, em 2015, contra o Confiança, no Estádio do Café, na vitória de 1 a 0, a vaga à Série B do Campeonato Brasileiro após 12 anos, agora vive uma nova fase na carreira: foi contratado pelo Viettel FC, equipe estreante no Vietnã, e, além de ser a segunda experiência internacional, é também um momento diferente, devido a essa pandemia mundial do coronavírus.

O atleta fala de como tem sido essa experiência internacional, em um clube-empresa, e também afirma que a parte financeira foi a que mais pesou para a escolha: “Eu recebi um convite, do que hoje é um projeto, da melhor equipe do Vietnã. O Viettel é um clube-empresa. É uma empresa que age, na sua maior parte, no ramo de telefonia, e agora está começando com investimento no futebol. Foi uma parte (financeira) que pesou muito pra vir pra aqui. Eu não conhecia muito sobre o país, mas quando eu cheguei aqui eu fiquei encantado. É um país que está em pleno desenvolvimento. Então eu tô gostando bastante dessa experiência.”.

,

Crédito: Divulgação

,

Crédito: Roberto Custódio / Divulgação

Quanto ao combate ao coronavírus, Luizão é categórico ao afirmar que o povo vietnamita é mais consciente que a população brasileira, nesse momento de pandemia: “A questão do coronavírus aqui, o pessoal tem sido bem rígido. Há quase dois meses, a gente ouve falar que o pessoal não tem mais entrado aqui no país. Já suspenderam as aulas, não tem mais eventos na cidade, eles tem evitado aglomerações e tem conscientizado muito quanto a higienização das mãos e a utilização do álcool em gel. Então não é a toa que tem só 60 casos no país, e é um país vizinho da China. Então o pessoal aqui tem bastante consciência com relação a isso, coisa que nós brasileiros temos que ter mais, com relação a isso.”.

O defensor confirmou a possibilidade de retorno do campeonato vietnamita a partir de abril e que tem ficado em quarentena, mesmo treinando, no hotel da equipe: “O campeonato parou há uma semana e a gente já teve dois jogos. O pessoal tem cogitado o retorno do campeonato no próximo mês, mais ainda é incerto. Os treinos continuam normais. A gente retomou essa semana. Claro que a gente está nessa quarentena aqui no clube. O clube tem um hotel, com toda a estrutura, semelhante a do Londrina, e um pouco melhor.”.

Pelo Viettel FC, Luizão atuou nas duas partidas da V-League em 2020, somando uma vitória e um empate. Bruno Cantanhede e Caíque, ambos atacantes, são os outros brasileiros do elenco. Pelo Londrina Esporte Clube, atuou em 67 partidas e marcou 3 gols.

Leia mais

Rafael Ribeiro (@ribeirosrafael) é repórter da Paiquerê FM 98.9, produtor-executivo do Rádio Esportes e setorista do LEC