Deputados aprovam projeto que zera alíquota do IPVA para carros elétricos

Proposta foi encaminhada pelo governador Ratinho Junior

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram o projeto de lei, encaminhado pelo governador Ratinho Junior, que zera a alíquota do IPVA de veículos elétricos até 31 de dezembro de 2022. Atualmente, a cobrança está em 3,5%. A proposta tem a finalidade de estimular a produção e o uso de carros elétricos em todo o Paraná. 

Na avaliação do Executivo, na justificativa apresentada ao projeto, os incentivos fiscais têm a finalidade de aumentar a quantidade de veículos elétricos que circulam pelo estado “conferindo maior eficiência e menor consumo em comparação àqueles movidos à combustão”. 

Além de ser uma alternativa não poluente, o líder do Governo na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), Hussein Bakri (PSD), destaca que os carros elétricos são uma tendência internacional. “É uma tendência mundial o uso dos carros elétricos e o estado do Paraná sai na frente ao incentivar a fabricação e o uso desse tipo de automóvel”. 

Bakri apresentou uma emenda beneficiando os proprietários dos carros que utilizam o GNV (Gás Natural Veicular). A alíquota de 1%, que já era oferecida aos proprietários destes modelos, vai vigorar sem prazo determinado. 

Leia mais

Jornalismo Paiquerê FM News com informações da Alep