Curta-metragem da história do Cine Teatro Ouro Verde será rodado neste fim de semana

O ensaio geral será feito nesta sexta-feira (15) nas dependências do teatro, na Rua Maranhão, nº 85, centro de Londrina

No próximo final de semana, dias 16 e 17 de outubro, será rodado o curta-metragem "Albedo", que recria episódios da história de quase 70 anos do Cine Teatro Ouro Verde. O ensaio geral será feito nesta sexta-feira (15) nas dependências do teatro, na Rua Maranhão, nº 85, centro de Londrina.

Idealizado para ser gravado em uma única tomada, como um "único fôlego", o curta propõe um passeio pelos ambientes do edifício através de uma narrativa que mistura passagens ficcionais de três momentos da vida da personagem central da trama e encenações de episódios emblemáticos da história do teatro, como a apresentação do dançarino japonês Kazuo Ohno no Festival Internacional de Londrina (FILO) de 1992, entre outras performances.

“O filme atravessa praticamente todos os espaços do teatro seguindo o fio da personagem principal, Helena. Primeiro ela aparece como uma menina de 7 anos que vai com sua mãe à inauguração do Ouro Verde, então considerado um dos maiores e melhores cinemas da América Latina, em 1952. Depois, ela retorna ao teatro com aproximadamente 30 anos, já uma atriz de carreira nacional que volta a Londrina pela primeira vez como protagonista de uma grande peça. Por fim, ela ressurge aos 60 e poucos anos, agora como atriz consagrada que faz um monólogo em defesa da arte. Entremeando esta narrativa, teremos diversas performances que prestam homenagem a diferentes expressões artísticas que ocupam, há décadas, o mais importante aparelho cultural de nossa cidade”, explica o diretor Auber Silva.

Produzido pela UABI Filmes e com patrocínio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), “Albedo” envolve cerca de 50 profissionais da cidade, entre equipe e elenco, em suas diferentes etapas de realização, da pré-produção à finalização. O filme deverá ser concluído em dezembro deste ano e será lançado em 2022, quando o Ouro Verde completa 70 anos.