Conta de luz terá queda de 13,4% no Paraná em agosto, afirma Copel

O anúncio ocorre após a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de 29% para 18%

A Copel (Companhia Paranaense de Energia) afirmou, na segunda-feira (04), que a conta de luz no Estado ficará 13,4% mais barata. De acordo com a companhia, a previsão é que os clientes percebam as mudanças nos pagamentos de agosto, referentes a cobrança do consumo de julho. O anúncio ocorre após a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de 29% para 18%.

Conforme a Copel, o corte no imposto é válido para o consumo de energia desde 23 de junho, data em que a lei complementar foi aprovada. Na última sexta-feira (03), o governo do Paraná anunciou que formalizaria a redução da alíquota, conforme determinação da lei complementar 194/22, que limitou a cobrança de ICMS a partir de junho.

Com a redução do imposto, a estimativa do governo estadual até o final deste ano é de uma perda de receita de R$ 3,95 bilhões. Segundo o Paraná, a partir de 2023 será de R$ 7,90 bilhões.