Bombeiros do Paraná vão ajudar no combate a incêndio no Pantanal

Área queimada representa 2,3 milhões de hectares

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) indica que o fogo avança rápido pelo Pantanal e já atingiu mais de 15% da área, o que representa 2,3 milhões de hectares. Em uma comparação rápida, a área devastada pelas chamas corresponde a, aproximadamente, três vezes a região metropolitana de São Paulo, que é composta por 39 municípios. O Pantanal abriga o Parque Estadual Encontro das Águas, apontado como o lugar com a maior concentração de onças-pintadas do mundo. Dos 108 mil hectares desta reserva, o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso estima que pelo menos 77 mil foram atingidos pelo fogo. 

Com o objetivo de auxiliar no controle das chamas, as forças de segurança do Paraná vão colaborar no combate às queimadas na região do Pantanal. Por determinação do governador Ratinho Junior, 31 bombeiros militares chegam nesta terça-feira (15) a Campo Grande. Na quarta (16), o grupo de desloca para Corumbá, base fixa da comitiva paranaense no Estado vizinho, começando os trabalhos de campo.

Além disso, o Governo vai disponibilizar sete caminhões de combate a incêndios e equipamentos especializados como abafadores, enxadas e mochilas. Um drone também ajudará na localização dos focos de fogo. Um novo grupo, com oito homens, seguirá com os veículos para o Pantanal também nesta quarta.

Leia mais

Com informações da Agência Estadual de Notícias*